top of page

Para começo de conversa...

Atualizado: 7 de set. de 2020

Senhoras e senhores apresento a vocês o DIÁRIO DE UMA PEDAGOGA, este lugar nasce da vontade de encontrar cura e construir teoria através da escrita. Senti este chamado, esta convocação enquanto estudava para o mestrado em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia. Leituras de autoras como Carla Akotirene, Glória Anzalduá, bell hooks, e também Paulo Freire, me instigaram a enxergar-me neste lugar de intelectual, educadora, pesquisadora, pessoa que intervém com o mundo.

Aqui eu posso compartilhar com todas e todos vocês minhas experiências como pedagoga, baiana, sertaneja, profissional da educação. Atualmente sou coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Cecentino pereira Maia, que fica localizado no município de Filadélfia, próximo a cidade de Senhor o Bonfim, vou compartilhar apresentações, eventos e impressões deste mundo pedagógico.

Ao longo desta escrita reconheço a mim, vejo nascer novos conceitos que antes eram me estranhos, aprendo e divido com vocês através do Diário. A escrita é atravessada não apenas por aquilo que é construído no campo profissional, mas pessoal também.

Não existe a possibilidade de separar a educadora, da pesquisadora, do meu eu mais íntimo, pois a medida que me criticizo ganho auto confiança, auto estima, crio amor como prática para minha própria liberdade e daqueles que me cercam, alunos/as, professores/as, amigos/as, família.




Experiências

Busco por meio deste diário virtual a reflexão - ação - reflexão, neste movimento de deslocamento e localização, de desterritorialização e reterritorialização de saberes e conhecimentos, desejo que através da crítica, da teoria que atravessa as minhas experiências formativas e pessoais, possar vertê-las em processos de descolonização de mentes, ações e corpos. Que a crítica e o afeto que busco transpassar nas palavras possam criar movimento para a liberdade. A fim de contribuir para uma educação diversa, plural, por meio de relações horizontalizadas e práticas cada vez mais colaborativas, contextualizadas e significativas para a educação, meu campo de atuação, pesquisa e vida.



Publicações...

Espero contribuir para reflexões acerca da educação e as políticas que a envolve, espero que participem comigo deste caminho, com sugestões e críticas. As publicações que serão apresentadas aqui terão partes de mim. Não consigo separar a pessoa do profissional, porque meus valores e ideais cruzam-se com os sonhos e expectativas para a educação.

Tomar a ciência que somos gente, que sente, que é e se modifica ao passo constrói algo novo, a cada descoberta através da reflexão e da crítica. Não existem verdades absolutas, porque não existem homens e mulheres absolutos, fechados em si, somos complexos, diversos, nos complementamos construindo cidadania, verdade, valores, amor, e nós educadores, estamos a fazer isto através da escola. Que possamos ser nossa melhor versão.

Quero agradecer desde já a cada um, saibam que este trabalho não é apenas meu, ou por mim, mas por e para todos/as nós.

Eu sou porque nós somos.



54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page